Inaugurada nova Ponte Pedonal em Belém

Saber | Património
  • Data

    03.09.19

Já foi aberta à circulação a nova ponte pedonal que assegura a travessia em Belém, entre o edifício do novo Museu Nacional dos Coches e a zona ribeirinha.

Dotada de rampas nos dois acessos (terra e rio), esta estrutura é acessível a pessoas com mobilidade condicionada, permitindo a circulação de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e transporte de bicicletas sem recurso a calhas de escada.

Por razões de ordem técnica, só após a demolição da ponte velha será possível concluir a empreitada da nova ponte, que compreende também, além das rampas, a colocação de uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas, nas escadas de acesso à estação de comboios no sentido Lisboa/Cascais.

De igual modo, a nova travessia contempla um elevador, que embora já se encontre instalado, só pode entrar em funcionamento após a demolição da estrutura antiga. Assim sendo, será após o desmantelamento da velha travessia que começará a ser construída a rede subterrânea de infraestruturas necessárias à ativação do elevador.

A nova ponte pedonal permite a acessibilidade a todos os cidadãos, nomeadamente facilitando a circulação entre os múltiplos espaços de cultura e lazer que se encontram na sua proximidade, valorizando a zona de Belém.

Fonte: Direção Geral do Património Cultural 

 

Sugestões de Agenda