Governo apresenta plano de ação do Arquivo Nacional de Som

Saber | Arquivo
©Portugal.gov.pt
  • Data

    10.09.19

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, estiveram presentes na cerimónia de apresentação do plano de ação do Arquivo Nacional de Som, que decorreu no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

A Ministra da Cultura sublinhou que este arquivo sonoro é fundamental para assegurar a preservação dos conteúdos originais, permitindo depois uma incorporação numa "estrutura física com forte componente tecnológica, que permita serem conhecidos, utilizados e que sobre eles também possa haver novas linhas científicas de investigação, que permitam olhar para a nossa própria história de uma forma bastante diferente daquela que seria se não tivéssemos este arquivo histórico". 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou a importância deste arquivo para "preservar a memória" e contribuir para a construção do futuro, referindo ainda que "este arquivo era uma falta na preservação do património português. É um elemento crítico para o desenvolvimento de uma cultura de ciência aberta em todas as áreas", acrescentou, sublinhando a oportunidade que haverá para estimular programas temáticos ou multidisciplinares orientados tematicamente com base no conteúdo disponível.

A equipa do Arquivo Nacional do Som é liderada pelo etnomusicólogo Pedro Félix, com a dupla participação das áreas de governação da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Fonte: Portugal.gov.pt

 

Sugestões de Agenda