Abílio de Mattos e Silva de Eunice Tudela de Azevedo na Coleção "Biografias do Teatro Português"

Saber | Livro
©Teatro Nacional D. Maria II
  • Data

    29.08.19

No dia 14 de setembro de 2019, pelas 16h30, terá lugar, no átrio do TNDM II, o lançamento da biografia "Abílio de Mattos e Silva de Eunice Tudela de Azevedo" que integrará a Coleção "Biografias do Teatro Português" do Teatro Nacional D. Maria II.

O artista Abílio de Mattos e Silva (1908-1985) cuja obra se desenvolveu ao longo de mais de cinco décadas em artes tão diversas como a pintura, a cenografia, o figurinismo, a ilustração, o design gráfico, a tapeçaria e até a poesia, ainda inédita.

"Este livro constitui uma abordagem extensiva da obra de Mattos e Silva, porque acompanha cronologicamente o seu percurso e a sua produção, recenseando e apresentando uma lista das suas 142 criações conhecidas para teatro, dança e ópera. Todavia, nele se encontra também o estudo intensivo das principais peças cenográficas e dos figurinos através da análise detalhada, perspicaz e informada de documentos visuais e escritos que a autora pesquisou e traz ao nosso conhecimento. Do artista que idealiza e inventa ao artista que molda a sua ideia ao projeto coletivo e às contingências da produção, surge o retrato (quase) acabado de um dos cenógrafos que, no Estado Novo e após o 25 de Abril, alimentaram o imaginário teatral nos nossos principais palcos através da componente plástica dos espetáculos".

O lançamento da biografia contará com a presença da autora, Eunice Tudela de Azevedo, sendo que a apresentação da obra estará a cargo de José Costa Reis.

Fonte: TNDM II

Sugestões de Agenda