Governo aprova Portugal Film Commission

Saber | Cinema
© Pexels
  • Data

    16.05.19

O Governo aprovou, hoje, em Conselho de Ministros, a criação do grupo de projeto para a Portugal Film Commission (PFC), que visa contribuir para a afirmação de Portugal como destino de filmagens internacionais. 

A Portugal Film Commission, que ficará na dependência das áreas de governação da Cultura e do Turismo, terá como missão garantir a simplificação e agilização dos procedimentos de autorização de filmagens em Portugal, bem como irá também contribuir para a divulgação nacional e internacional do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, o programa de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual e captação de filmagens, ao abrigo do qual já foram aprovadas 26 candidaturas, que totalizam um investimento global em Portugal de 36,6 milhões de euros. 

Com uma duração de três anos, o grupo de projeto da Portugal Film Commision terá como Film Commissioner Manuel Claro e como diretora executiva Inês Queiroz.

A Ministra da Cultura Graça Fonseca sublinhou que “com a criação da Portugal Film Commission os agentes – produtores, atores e técnicos – dos setores do cinema e do audiovisual passam a poder contar com um modelo único de organização, a quem podem recorrer para poder filmar em Portugal. É um passo fundamental para estimular a indústria e posicionar o país como destino preferencial de filmagens, contribuindo ao mesmo tempo para a promoção internacional de todo o território”.

A criação da Portugal Film Comission dará continuidade ao trabalho iniciado em 2018 pelo grupo interministerial que desenvolveu e executou a medida PIC Portugal – Filmar em Portugal.

Sugestões de Agenda