-
Data início
30.09.24
-
Data Limite
29.11.24
Estão abertas as candidaturas para a Marca do Património Europeu (MPE), uma iniciativa da União Europeia que distingue sítios com elevado valor simbólico para a identidade e história da Europa.
Em Portugal, este processo será coordenado pelo GEPAC (Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais). As candidaturas devem ser submetidas até 29 de novembro de 2024 e podem ser preenchidas online no website da Marca do Património Europeu, com o envio subsequente de um e-mail de confirmação para ehlportugal@gepac.gov.pt
A Marca do Património Europeu tem como objetivo destacar sítios de grande valor simbólico que contribuam para reforçar a identidade europeia e promover o diálogo intercultural. Estes locais devem representar elementos significativos da história e dos valores da União Europeia, como a liberdade, democracia e direitos humanos. Em Portugal, já foram distinguidos quatro locais, incluindo a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra), a Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte (1867), o Promontório de Sagres e o Património Cultural Subaquático dos Açores.