Open Call: Exposição Internacional Biennale de Malta

Open Call | Outros
©Biennale de Malta
  • Data início

    19.12.22

  • Data Limite

    24.03.23

A Exposição Internacional Biennale de Malta decorrerá entre março e maio de 2023 sob o lema “baħar abjad imsaġar taż-żebbuġ”, que, em língua maltesa, significa “olivais do mar branco”, em alusão ao imaginário plenamente mediterrânico da ilha, numa renovada narrativa que pretende «enfrentar o horrendo fedor da morte por afogamento» [sic] e «celebrar a paz e a harmonia, desafiando as guerras com um ramo de oliveira na mão», conforme se lê na descrição da iniciativa.

A Call destina-se a artistas, curadores, equipas curatoriais, gestores de projetos, arquitetos e designers malteses e estrangeiros, que pretendam apresentar projetos em consonância com o tema desta primeira edição da Bienal, estando igualmente recetiva ao acolhimento de pavilhões de quaisquer países ou regiões.

As candidaturas decorrem até dia 24 de março de 2023 ao meio-dia (CET).

A exposição realizar-se-á sob a égide do National Community Art Museum e do Heritage Malta and Arts Council, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Malta.

O MUŻA, National Community Art Museum de Malta, foi inaugurado em 2018. Faz parte da Heritage Malta, a Agência Nacional de Museus, Práticas de Conservação e Património Cultural.

O nome escolhido 'MUŻA' representa a visão do projeto - um acrónimo para Mużew Nazzjonali tal-Arti (maltês para 'Museu Nacional de Arte').

MUŻA é também a palavra maltesa para inspiração, além de ser uma clara referência às musas que foram as figuras mitológicas da Antiguidade Clássica que inspiraram a criatividade. MUŻA procura ultrapassar os limites do museu tradicional, repensando o papel e o significado de um museu na comunidade (trad. livre in https://maltabiennale.art/).

Veja Também