7.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura

Prémios | Livro
  • Data início

    30.07.21

  • Data Limite

    15.10.21

A 7.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura contempla a edição da obra premiada, assim como uma componente pecuniária de 5000 € a título de prémio para o vencedor.

O júri desta edição é composto por Pedro Mexia, que o preside, Jorge Reis-Sá e Joana Matos Fria.

Este galardão foi instituído em 2015 e tem por objetivo dar oportunidade de edição de textos que teriam dificuldade de publicação nas atuais condições do mercado editorial e ao mesmo tempo de homenagear a figura incontornável e exemplar de Vasco Graça Moura enquanto cidadão, intelectual e antigo administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Enquanto administrador da Imprensa Nacional, entre 1979 e 1989, Vasco Graça Moura foi responsável por uma transformação profunda do papel da editora pública, tornando-a culturalmente interventiva através de uma política editorial que ultrapassou o caráter supletivo. A sua intervenção na recomposição do programa editorial passou pela criação de coleções como a «Biblioteca de Autores Portugueses», sendo a primeira de várias, entretanto planeadas como «Essencial», a «Plural» ou a «Biblioteca de Autores Clássicos».

Os resultados desta 7.ª edição do Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura serão conhecidos a 19 de novembro e divulgados no site institucional da INCM (www.incm.pt) e no site da Imprensa Nacional (www.imprensanacional.pt).

Fonte: INCM

Mais informações

Veja Também