Amarante

Igreja de Mancelos e Adro

Monumentos | Património

Mosteiro já mencionado em 1120, talvez na esfera dos Portocarreiros e depois dos Fonsecas, Mancelos constitui um exemplo da intervenção senhorial na criação e manutenção de igrejas particulares.

Tendo sido integrada na ordem dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, é provável que a data, 1166, inscrita num silhar da Igreja, testemunhe a sagração ou a dedicação do templo. Todavia, os vestígios arquitetónicos subsistentes remetem-nos para o século XIII, sendo esta cronologia mais evidente no portal principal. Este é abrigado pela galilé, o que explica o seu bom estado de conservação. Os capitéis foram elegantemente esculpidos e o tímpano liso é sustentado por duas figuras ao modo de atlantes.

A igreja apresenta uma planta longitudinal composta por nave e capela-mor retangular. No exterior possui uma torre quadrangular, adossada à frontaria pelo lado Sul e composta por três andares.

A galilé e a torre, entre outros elementos, como as ameias, conferem monumentalidade à igreja, profundamente modificada nos séculos posteriores à sua edificação. Tal é evidenciado pelas cicatrizes do paramento e pelos acrescentos estruturais. No interior, apenas o arco triunfal recorda a construção românica.

No exterior da igreja, abrindo para o que poderá ter sido o claustro monacal, existe um arcossólio que enquadra um túmulo, em cuja face se esculpiu, entre outros símbolos, um homem armado com lança perante o que parece ser uma cabra e um lobo.

No cemitério encontra-se sepultado o pintor Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), figura maior do Modernismo português.

Como chegar
Plus Code: 7RFV+V6 Mancelos

Mancelos, 4605 Amarante
Ver direções
Amarante - Ver direções
Horário

Sob consulta

Preço

Entrada livre

Contacto
Tel.: (+351) 255 810 706 / (+351) 226 197 080 - DRC Norte
Email: rotadoromanico@valsousa.pt; dsbc.drcn@culturanorte.gov.pt

Sugestões de Agenda