- Onde
-
Preço
Sob consulta
-
Informações
Saber mais: Um Espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
O Real Jardim Botânico da Universidade de Coimbra começou como um projeto político, científico e pedagógico da maior envergadura no contexto da Reforma Pombalina.
A dinâmica científica que mobilizou a articulação entre as várias ciências da Universidade refundada constitui-se como o grande instrumento ao serviço de uma causa política, que viu no ensino pragmático do Iluminismo, o grande motor que conduziria à moralização e à felicidade dos povos.
Neste contexto incerto (mas imparável), o Bispo-Conde, Reformador-Reitor, D. Francisco de Lemos, reuniria, a partir de 1777, a energia possível para levar, a bom termo, o programa pombalino.
Esta exposição celebra os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra. A centralidade da abordagem vai para o Jardim Botânico, relevando a descoberta dos 35 desenhos até agora desconhecidos e de especial significado para a descodificação dos vários ritmos construtivos ocorridos neste espaço que, também ele, comporta o ideário pombalino da crença no poder renovador da escola e na utilidade social da ciência.
Fonte: MNMC