Lisboa | De 10.12.22 a 10.02.23

SMALL ISLAND LANDSCAPE

Exposições | Artes
  • Onde

    Centro Cultural de Cabo Verde

  • Preço

    Entrada livre

  • Informações

    Saber mais: SMALL ISLAND LANDSCAPE

Esta exposição surge no contexto da residência artística que Yuran Henrique fez no CCCV - Centro Cultural Cabo Verde e na sequência da iniciativa dedicada a jovens emergentes, “Africa no Filter 2022”. Foi desenvolvida a partir da natureza de fenómenos originados coletivamente através de pintura e peças têxteis, e realizada uma pesquisa sobre os espaços de convívio, focada no estudo profundo sobre um tipo de iconografia popular que só pode se desenvolver por meio de processos complexos do crescimento social.

Foram reproduzidas representações de um diálogo plural e agitado, cujos entendimentos estão sempre em transformação, percorrendo múltiplos fluxos de consciência, criando fábulas provincianas na tensão entre a liberdade da escolha aleatória e a precisão de uma meticulosa composição. Estão patentes narrativas que questionam formas hegemónicas de conhecimento; cânones universais com banalidades quotidianas; símbolos universais com temas regionais. Torna-se possível questionar a forma como distribuímos os nossos afetos, reconfigurando as nossas sensibilidades para com o que nos cerca e promovendo possibilidades de interação social.

As análises das narrativas coloniais e a desconstrução. Os elementos do mundo em que vivemos hoje, permitindo-nos emergir e calibrar a nossa diversidade, que envolve camadas de espaço e tempo, e ordens de representação da memória, avançando para novas dimensões contemplativas.

Fonte: Embaixada da República de Cabo Verde em Portugal 

Ver direções

Veja Também