- Onde
-
Preço
Entrada livre
-
Informações
Saber mais: Mostra documental
«Está patente no átrio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo uma exposição sobre os vencedores do Prémio Camões. Instituído por Portugal e pelo Brasil, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.
A exposição sobre os vencedores do Prémio Camões pode ser descarregada através de QR Code. Organizada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, consta de um conjunto de 34 cartazes em formato 50 x 70, dedicados a cada um dos vencedores, mais um cartaz de abertura da exposição, um índice e um texto enquadrador. O design gráfico é do designer português Luís Mendonça, doutorado em ilustração e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, e conhecido como ilustrador com o nome de Gémeo Luís.
O que se pretende com a exposição, a que Luís Mendonça deu um tratamento gráfico apelativo que permite uniformizar a diversidades das imagens, é chamar a atenção para o Prémio Camões junto de um público pouco familiarizado com este Prémio. Com textos biobibliográficos curtos e destaque para algumas obras mais emblemáticas, que acompanham cada fotografia tratada plasticamente, a exposição poderá chegar ao grande público, incluindo os jovens.»
Fonte: DGLAB/ANTT