-
Onde
Teatro Garcia de Resende
-
Preço
8€
-
Informações
Saber mais: MOLLY SWEENEY
Depois de Uma História na Cama (1997) de Sean O'Casey e Oeste Solitário (2006) de Martin McDonagh, o Teatro das Beiras regressa à dramaturgia irlandesa com Molly Sweeney, de Brian Friel.
O texto estrutura-se a partir da alternância das narrativas de três personagens sem interação umas com as outras - Molly, uma mulher independente e capaz, cega desde a infância, submete-se a uma cirurgia para tentar restaurar a visão; Frank, o entusiasta e inquieto marido que faz da cegueira da esposa a sua última causa; e Dr. Rice, outrora um famoso cirurgião, agora um alcoólico caído em desgraça que tenta restaurar a visão de Molly, numa tentativa de recompor a sua reputação.
Parte da construção dramática do texto é inspirada no estudo "Ver e Não Ver", de Oliver Sacks, mais especificamente em Virgil, um homem cego desde a infância cuja visão fora recuperada em adulto e, assim como Molly, após a operação, vê o seu mundo percetivo desmoronar e não se consegue ajustar ao novo mundo visual. A sua experiência é descrita como um "milagre abortado".
Fonte: DRCA