- Onde
-
Preço
Sob consulta
-
Informações
Saber mais: Maria da Fonte
- Obter bilhetes
«O compositor Augusto Machado foi um dos artistas integrantes dessa Geração de 70, que procurou “regenerar” Portugal através de intensas críticas ao clero, ao caciquismo e à falsa moral burguesa. Essas críticas, que utilizavam frequentemente o riso como ferramenta, encontraram um modelo ideal para isso nas popularíssimas operetas de Offenbach. Machado aproveitou-se desse padrão e escreveu algumas delas fora de São Carlos, então montra do regime burguês, onde era obrigatório que as óperas nacionais fossem cantadas em italiano.
A chamada “revolta da Maria da Fonte”, que ocorrera em 1846 e permanecera vincada no imaginário português, forneceu o assunto a uma das mais corrosivas dessas obras – Maria da Fonte, estreada no Teatro da Trindade em 1879.
Vamos poder conhecê-la em primeira audição moderna, dirigida pelo maestro João Paulo Santos, que assim prossegue a sua redescoberta do nosso património musical. Tendo apenas subsistido a música, o texto original falado (de Gervásio Lobato, Batalha Reis e Eça Leal) foi reconstruído por Ricardo Neves-Neves, que será o encenador.»
Fonte: TNSC