Porto | De 07.02.23 a 11.02.23

Invicta. Música. Filmes

Espetáculos | Música

O Porto é uma cidade de cinema e de cineastas. O ciclo Invicta.Música.Filmes tem lugar reservado em Fevereiro e apresenta uma programação variada que procura revelar música a cinéfilos e cinema a melómanos. 

Em 2023, começamos com um clássico do terror gótico. A história do Dr. Frankenstein e da sua criatura foi contada em vários filmes. O realizador James Whale apresentou a sua visão em 1931. Esta, sublinhada pela prestação de Boris Karloff (que se tornou um ícone do cinema de terror), redefiniu a história do género. Frankenstein será projectado com uma banda sonora encomendada em 2001 a Michael Shapiro, inspirada pela tradição hollywoodesca de música para cinema. 

A Queda da Casa de Usher é um filme mudo de Jean Epstein lançado em 1928. Inspirado num conto de Edgar Allan Poe que Debussy se encontrava a musicar aquando da morte, conta com uma banda sonora original escrita para orquestra pelo compositor espanhol José Maria Sanchez-Verdú. Uma estreia em Portugal da releitura atual de um filme que primou pelo pioneirismo e que marcou a história do cinema.

O Serviço Educativo Casa da Música, em colaboração com a Digitópia, apresenta um cine-concerto destinado a famílias, numa experiência educativa e informal.

Fonte: Casa da Música

Ver direções

Veja Também