Lisboa | De 12.04.23 a 12.04.23

Concertos de Música de Câmara: produção germano-austríaca

Concertos | Música

Programa dedicado à produção de câmara germano-austríaca menos divulgada da segunda metade do século XIX.

Molbe, autor de uma produção superior a trezentos títulos, foi um apelido inventado por Heinrich von Bach para não ser confundido com o grande compositor barroco. Um seu irmão, Alexander, fascinado pelo Oriente, organizava nos seus salões “Tardes de Sexta” musicais. A Air arabe terá sido escrita para uma delas.

Heinrich Von Herzogenberg (cuja produção o Coro do São Carlos já fez evidenciar na passada temporada), nascido em Graz, era um grande admirador de Brahms e dirigiu a estreia da versão em sete andamentos de Ein Deutsches Requiem. O Trio, Op. 61, escrito em 1889, apresenta uma combinação instrumental inabitual.

Iremos, por fim, até à Alemanha com Carl Reinecke, que protagonizou uma notável carreira pianística (em Leipzig, teve mesmo lições com Mendelssohn, Schumann e Liszt). Em 1860, foi nomeado diretor dos concertos da Orquestra do Gewandhaus de Leipzig. Foi um notável professor e, entre os seus alunos, contam-se Grieg, Janáček, Albéniz e Max Bruch. O seu Trio, Op. 188 data de 1886.

Fonte: TNSC

Ver direções

Veja Também