Lisboa | De 05.01.23 a 31.01.23

CICLO: À GLÓRIA DE GRAHAME

Sessão de Cinema | Cinema

O programa pedagógico Cinema, Cem Anos de Juventude, que integra o programa pedagógico O Mundo à Nossa Volta da associação Os Filhos de Lumiére, é um projeto experimental de iniciação ao cinema. Coordenado pela Cinemateca Francesa, este projeto reúne, a uma escala internacional, profissionais de cinema, professores, escolas, salas de cinema, associações, cinematecas, festivais de cinema.

Nascida em Los Angeles, Grahame construiu desde muito jovem a sua carreira, começando pelo teatro até ser contratada pela MGM. Segundo os relatos, a MGM nunca soube em que papéis a integrar, e só na RKO descobriram o seu valor. Alcançou visibilidade com Frank Capra em IT’S A WONDERFUL LIFE (1946) e foi realmente descoberta em CROSSFIRE (Edward Dmytryk, 1947), onde os escassos nove minutos em que aparece lhe valeram a nomeação para o Óscar de melhor atriz secundária, bem como a atenção de Nicholas Ray, com quem casaria e cuja turbulenta relação teve o seu ajuste de contas em IN A LONELY PLACE (muito provavelmente o seu melhor papel, ao lado de Humphrey Bogart).

O Ciclo que agora apresentamos demonstrará, todavia, que Gloria Grahame foi também extraordinária numa diversidade de papéis principais ou secundários interpretados em tantos outros registos e de tão incontornáveis realizadores como Cecil B. DeMille (THE GREATEST SHOW ON EARTH, 1952), Vincente Minnelli (THE BAD AND THE BEAUTIFUL, 1952 e THE COBWEB, 1955) e Elia Kazan (MAN ON A TIGHTROPE, 1953).

Fonte: Cinemateca Portuguesa

Ver direções

Veja Também