- Onde
-
Preço
Sob consulta
-
Informações
Saber mais: Chiado, Paris, Porto
A partir do projeto Chiado, Carmo, Paris / Artes na Esfera Pública, que pretende pôr em relevo a produção artística de Dordio Gomes e reaproximá-lo de diferentes espaços, o MNSR coloca na agenda cultural do Porto, cidade onde o artista e pedagogo lecionou durante 30 anos, a exposição CHIADO, CARMO, PARIS OS LUGARES DE DORDIO GOMES E AS BIFURCAÇÕES DA PINTURA.
A escolha do MNSR para acolher a exposição deve-se, ainda, à presença de obras muito relevantes do pintor modernista na coleção do Museu.
A exposição resulta de uma parceria com a Faculdade de Belas Artes em Granada, Espanha, e reflete a formação de diversas gerações. Integra obras plásticas contemporâneas de 24 artistas portugueses e estrangeiros inspirados em Manuel Ángeles Ortiz (1895-1984), um dos principais representantes da Escola Espanhola de Paris com um percurso paralelo ao de Dórdio Gomes no meio artístico parisiense do início do século XX.
As apropriações dos artistas, que apresentam peças de pintura, desenho, escultura e gravura, dão, assim, continuidade à mudança artística, pedagógica e estética características de Dórdio Gomes.
Fonte: MNSR