- Onde
-
Preço
Sob consulta
-
Informações
Saber mais: Artes Performativas do Oriente
A ausência de contacto regular com as artes cénicas orientais e a sua omissão nos nossos hábitos de consumo cultural motivam a realização de um curso que promova o seu conhecimento e a receção informada dessas artes na sua riqueza e diversidade.
O programa relaciona um conjunto de formas cénicas orientais – especificamente da Índia, da Indonésia e restante Sudeste Asiático, e do Extremo Oriente (China e Japão) –, históricas ou atuais. Ao longo de sete sessões, e sob orientação de Francisco Luís Parreira, analisam-se as dimensões técnicas e performativas dessas artes e interpretam-se os contextos culturais, ideológicos e religiosos persistentes na sua dispersão.
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Francisco Luís Parreira é professor na Escola Superior de Teatro e Cinema. Como ensaísta, tradutor e dramaturgo, tem colaborado regularmente com o Teatro Nacional São João. É autor de uma edição crítica em língua portuguesa do poema babilónico Épico de Gilgameš.
Fonte: TNSJ