-
Onde
Pax Julia - Teatro Municipal
Teatro Sá da Bandeira
-
Preço
Sob consulta
- Informações
Sinopse:
Amadeo Souza-Cardoso viveu, em apenas 30 anos, uma vida intensa e fulgurante. Nasce e vive em Manhufe (Amarante), veraneia em Espinho e fixa-se em Paris onde integra um extraordinário círculo de artistas modernistas que marcará a história da arte do século XX.
Com o deflagrar da Primeira Grande Guerra, Amadeo vive com a sua mulher, Lucie e cria um refúgio artístico na casa de família. É entre a sua cozinha de Manhufe, os desafios da produção de vinho na paisagem amarantina e as influências da Corporation Nouvelle, que resulta uma amálgama de referências que Amadeo transpõe para os seus quadros.
Anos antes, Amadeo está em Paris, onde, com apenas 23 anos, celebra a primeira exposição conjunta com Modigliani. Rodeado pelo seu círculo de amigos de que fazem parte Picasso, Apollinaire, Brancusi, Derain, Emmerico Nunes e Max Jacob, encontra-se no epicentro das artes do século XX.
O pintor deixa de trabalhar em 1918, quando a gripe pneumónica atinge Portugal. Em Espinho, Lucie e Graça, a sua irmã, adoecem. Amadeo dedica-se a tratá-las, acabando também ele por adoecer. Logo após a morte da irmã e Lucie recuperada, é a vez de Amadeo ser colhido pela garra da doença. Acaba por falecer no dia 25 de outubro de 1918.
Pax Julia - Teatro Municipal (Beja): 07 de março
Teatro Sá da Bandeira (Santarém): 26 de abril