Lisboa | De 02.07.22 a 15.12.22

VELOSO SALGADO DE LISBOA A WISSANT

Exposições | Artes

Dia 20 de Abril, o Museu Nacional de Arte Contemporânea adquiriu em leilão um retrato da autoria do pintor Veloso Salgado, artista com representação já significativa na colecção deste museu nacional e que assim vê o seu núcleo reforçado, potenciando o conhecimento da sua obra, iniciado por Rui Afonso dos Santos, na exposição retrospectiva no MNAC, em 1999.

De há alguns anos para cá, a obra de Veloso Salgado tem sido objecto de estudo no MNAC, pela conservadora do museu, Maria de Aires Silveira, em particular após o legado, ao museu, do espólio da sua casa, pela neta do artista. Integram o legado várias pinturas e bastante documentação, (incluindo fotográfica) e um núcleo significativo de provas fotográficas, cujo estudo tem permitido avançar no conhecimento da obra deste artista e da sua rede de contactos artísticos em Portugal e em França.

A peça agora adquirida irá integrar a exposição Veloso Salgado de Lisboa a Wissant. Itinerário de um pintor português, integrada na programação da Temporada Portugal-França (Cruzada), e que se realizará este ano, a partir de 6 de Julho, no Château Comtal – Musée de Boulogne-sur-Mer, em França, com cerca de 60 obras, podendo ser vista no MNAC, em 2023.

Fonte: MNAC

Ver direções

Veja Também