Coimbra | De 14.10.22 a 19.02.23

Um Espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Exposições | História
© Jardim Botânico UC

O Real Jardim Botânico da Universidade de Coimbra começou como um projeto político, científico e pedagógico da maior envergadura no contexto da Reforma Pombalina.

A dinâmica científica que mobilizou a articulação entre as várias ciências da Universidade refundada constitui-se como o grande instrumento ao serviço de uma causa política, que viu no ensino pragmático do Iluminismo, o grande motor que conduziria à moralização e à felicidade dos povos.

Neste contexto incerto (mas imparável), o Bispo-Conde, Reformador-Reitor, D. Francisco de Lemos, reuniria, a partir de 1777, a energia possível para levar, a bom termo, o programa pombalino.

Esta exposição celebra os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra. A centralidade da abordagem vai para o Jardim Botânico, relevando a descoberta dos 35 desenhos até agora desconhecidos e de especial significado para a descodificação dos vários ritmos construtivos ocorridos neste espaço que, também ele, comporta o ideário pombalino da crença no poder renovador da escola e na utilidade social da ciência.

Fonte: MNMC

Ver direções

Veja Também