Porto | De 06.10.22 a 07.10.22

Tutto Brucia

Espetáculos | Teatro

Depois de MDLSX, a companhia italiana Motus regressa com Tutto Brucia, uma reescrita de As Troianas, de Eurípides, com encenação de Daniela Nicolò e Enrico Casagrande. Da outrora esplendorosa Troia nada mais sobra do que cinzas (tudo arde, diz o título original) e restos de monstros marinhos.

Num palco vazio, Hécuba, Cassandra, Policena e Andrómaca choram o seu infortúnio e a brutalidade da guerra. “O que torna uma vida digna de luto?” Tutto Brucia relê o drama grego através das palavras de Jean-Paul Sartre, Judith Butler, Viveiros de Castro, NoViolet Bulawayo, Donna Haraway e das canções ao vivo de R.Y.F. (Francesca Morello), fazendo esse lamento reverberar pelas vidas perdidas hoje nas águas do mesmo Mediterrâneo. Nunca o luto foi tanto uma questão política. “Quais as vidas que contam?”

As troianas de Tutto Brucia dão voz a todos esses espectros, acedendo a uma transformação através da dor e da violência sofridas. A sua metamorfose abre a possibilidade de outras formas e de um novo mundo por vir.

Fonte: TNSJ

 

Ver direções

Veja Também