Lisboa | De 23.09.22 a 31.12.22

Perphoto: exposições temporárias

Exposições | Fotografia

A exposição “Pedro Soares no Teatro da Graça - Fotografia e Memória do Grupo Teatro Hoje”, que está patente no primeiro andar do edifício, é uma amostra da qualidade do trabalho documental e artístico que a fotografia de cena pode ter, com enfoque no núcleo que o fotógrafo desenvolveu entre 1986 e 1993 resultante das muitas colaborações com o Grupo Teatro Hoje. 40 anos de dedicação às artes performativas, em particular ao teatro e com especial incidência em espetáculos de companhias da área metropolitana lisboeta, desde 1982, marcam de forma indelével o corpo de trabalho do fotógrafo Pedro Soares.

TEXT HACK é o projeto fotográfico que Susana Chicó desenvolveu e que poderá ser visto no exterior do edifício do Museu. Trata-se de um projeto fotográfico glitch que corrompe o paradigma fotográfico digital através da utilização de um editor de texto, e da alteração da extensão de ficheiro de imagem jpg/tif/png para a extensão de ficheiro de texto .txt.. Com esta alteração, a imagem transforma-se num ficheiro de texto (que contém código informático relativo à imagem) e é então possível inserir novas letras, palavras ou frases, neste caso, palavras de autores e processos criativos variados. Depois da intervenção escrita, salva-se o hack, e altera-se novamente a extensão .txt para jpg/tif/png. O resultado final das imagens apresentadas nesta exposição assim como o processo que as torna possíveis, constituem uma fusão entre a prática performativa e a construção fotográfica e pertencem a um campo teórico-artístico do maior interesse. 

As exposições estão integradas na Conferência Internacional “The Archive, the body and the medium: Crossing Photography and Performance in Theory and Practice”, cuja sessão de encerramento se realiza no Museu e antecede as inaugurações.  

Fonte: MNTD

Ver direções

Veja Também