Lisboa | De 09.06.22 a 02.10.22

Música que se vê

Exposições | Música
© Augusto Quirino

«Música que se vê» é uma exposição temporária que procura realçar a estreita ligação entre o modo como percecionamos o cinema, a televisão e a música que lhes dá corpo. Organizada em 12 temáticas, a exposição reúne 97 discos revisitando filmes intemporais, séries ou telenovelas que nos marcaram, assim como música que nos ficou na memória.

A seleção não é de todo exaustiva, resultando isso sim de um ‘salto aos bastidores’ do Museu. A perspetiva é, sobretudo, a de valorização e divulgação de um núcleo da coleção que não se encontra normalmente acessível ao público, mas também a de partilha e (re)descoberta de música. Como tal, ao longo da exposição estão disponíveis códigos QR que possibilitam o acesso a playlists desenvolvidas para cada um dos 12 núcleos. Estas playlists reúnem uma seleção de vídeos do you tube alusivos aos discos expostos.

Constituído por mais de 31000 items, o acervo fonográfico do Museu inclui discos de vinil e de goma-laca, bobinas, cassetes, entre vários outros suportes musicais. Este acervo, tal como os demais pertencentes ao Museu, tem vindo a ser inventariado ao longo dos últimos anos, num esforço que tem como pano de fundo a gestão, preservação, salvaguarda e estudo dos bens à guarda do Museu.

Fonte: MNM

Ver direções

Veja Também