Lisboa | De 03.03.23 a 10.03.23

Lucia di Lammermoor

Espetáculos | Ópera
@TNSC

Lucia di Lammermoor estreou em Nápoles em 1835. Donizetti estava no auge da fama e sem adversários italianos: Rossini retirara-se, Bellini morrera, Verdi tinha 22 anos. A Europa romântica encantou-se com a terrífica história da rapariga escocesa que, apaixonada por Edgardo e forçada a casar com Arturo, assassinou à facada, na noite nupcial, o marido imposto!

A ópera inclui números muito populares, mas a «Cena da Loucura» é, porém, o momento sempre mais esperado. A sua mais estelar intérprete em São Carlos terá sido Adelina Patti, em 1863.

Marigona Qerkezi, nascida em Zagreb, tem-se apresentado com muito êxito no papel desde que o estreou em 2017. A morte de Edgardo é também um grande momento para o tenor. Luís Gomes, com importantes triunfos no repertório lírico em alguns dos mais importantes palcos do mundo, escolheu cantá-la na Gala Final da Operália em 2018. Alfonso Romero Mora, natural de Madrid, estreou-se como encenador em 2003 com La Voix Humaine de Poulenc e regressa ao nosso teatro depois da bem-sucedida produção de Faust, em 2022.

Fonte: TNSC

Ver direções

Veja Também