Lisboa | De 11.11.22 a 16.11.22

Blimunda

Espetáculos | Ópera
@TNSC

A ópera Blimunda, com libreto baseado no Memorial do Convento, estreou em São Carlos a 15 de maio de 1991, um ano depois da primeira apresentação mundial numa produção do La Scala de Milão. Será talvez a mais ambiciosa das muitas obras musicais (entre as quais várias óperas e cantatas) nascidas da parceria Saramago/Corghi. As mais importantes têm sido trazidas regularmente ao nosso teatro — ll Dissoluto Assolto teve mesmo aqui a estreia mundial.

Poderosa reflexão sobre a condição humana, Blimunda está longe de se esgotar em peripécias relativas à construção do Convento de Mafra. Estruturada em planos vários, nela pululam personagens imaginárias e históricas. Domenico Scarlatti assume uma mágica importância.

A ópera chegou a Lisboa na internacionalíssima coprodução (La Scala, São Carlos, Regio de Turim) da estreia mundial de 1990. Teremos agora uma nova produção, inserida nas comemorações do centenário de José Saramago. A presença nacional será mais nítida. A conceção e encenação do espetáculo são de Nuno Carinhas, que será o aglutinador da enorme massa de artistas (músicos e atores) necessária para fazer reviver em palco esta história maravilhosa.

Fonte: TNSC

Ver direções

Veja Também