Lisboa | De 07.06.22 a 10.09.22

BEOGRAD CONCRETE — INÊS D'OREY

Exposições | Fotografia

«Beograd Concrete», Belgrado vista por Inês d'Orey

A partir de uma residência artística em Belgrado, Sérvia, em 2021, no âmbito do Belgrade Photo Month 2021, Inês d’Orey criou uma série fotográfica que envolve a arquitectura modernista e brutalista presente nesta região do mundo. O conceito da identidade que a arquitectura imprime num determinado território é uma constante no trabalho da artista, o qual já explorou em outras cidades, como Lisboa, Porto, Copenhaga, Aarhus e Tóquio.

No caso de Belgrado, Inês d’Orey interessou-se especialmente na mistura de estilos e referências arquitectónicas que encontrou na cidade, onde edifícios públicos, construídos entre 1946 e 1980 se intersectam com outros edifícios datados durante a Primeira Guerra Mundial, quando Yugoslavia foi formada.

No ensaio escrito sobre esta série, publicado no livro homónimo, a arquitecta Andreia Garcia refere: “O tempo, a pausa e o silêncio voltam-nos para o universo da forma, da massa, do vazio, do corpo, da proporção, da textura, do ritmo, da cor, da consistência. Metáforas de uma memória atemporal. É sempre o tempo. Singularidade sem suspensão, devolução do início.”

Fonte: Salgadeiras

Ver direções

Veja Também