Lisboa | De 20.10.22 a 31.12.22

AGUARELAS PARA A RAINHA

Exposições | Artes

No século XIX era costume organizarem-se álbuns com composições destinadas a assinalar ocasiões específicas. Este conjunto de aguarelas foi reunido como presente comemorativo e oferecido a Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen pelo Prefeito de Düsseldorf quando a princesa deixou a cidade, rumo a Lisboa, para casar-se com o rei D. Pedro V. Eram, originalmente, vinte e cinco aguarelas guardadas numa bela caixa-estojo. Cada aguarela foi executada por um dos principais pintores que trabalhavam na cidade. Mostram diferentes locais, tanto no centro de Düsseldorf como nas cercanias. Há também festividades e representações da vida social dos habitantes da cidade, além de outras mais pessoais, alusivas ao casamento da princesa.

O álbum destinava-se a que a futura rainha de Portugal pudesse conservar na memória os anos felizes vividos na cidade. Pertence atualmente ao acervo do Museu-Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa.

Recentemente restaurado pela Fundação Casa de Bragança, o conjunto de aguarelas foi objeto de uma primeira apresentação pública no Goethe-Museum (Düsseldorf) e é agora apresentada em Portugal, na sala dos Passos Perdidos do MNAA.

Fonte: MNAA

Ver direções

Veja Também