Lisboa | De 06.06.22 a 08.10.22

A Oficina de Saramago

Exposições | Biblioteca
© Günter Prust
  • Onde

    Biblioteca Nacional de Portugal

  • Preço

    Entrada livre

  • Informações

    Saber mais: A Oficina de Saramago

Abertura da Exposição com a presença de Suas Excelências o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

No âmbito das comemorações do centenário de Saramago, a Biblioteca Nacional de Portugal traz ao público uma mostra bibliográfica e documental que examina e celebra o percurso de escrita desse autor singular, com um legado que, ultrapassando fronteiras geográficas e culturais, coloca-o também entre os principais nomes da literatura mundial.

A exposição A Oficina de Saramago parte da premissa de que um escritor – um grande escritor – não vem do nada. O momento em que abrimos um romance, um volume de contos ou uma coletânea de poemas é verdadeiramente o ponto de chegada de um trajeto, marcado por um trabalho que inclui leituras, pesquisa, escrita e reescrita. É, sobretudo, a esse trabalho que a presente exposição busca dar destaque, facultando um acesso em muitos aspetos inédito aos bastidores da criação de José Saramago.

O percurso proposto encerra testemunhos materiais muito expressivos como atestação do que foi o referido trabalho do escritor. Esses testemunhos são agora mostrados, nalguns casos pela primeira vez, integrados todos num conjunto que se pretende harmonioso e condizente com a ideia de uma narrativa, devendo a visita ao que é mostrado constituir uma “leitura” que obedeça à lógica subjacente àquele conceito.

Fonte: BNP

Ver direções

Veja Também