Cantanhede | De 21.06.20 a 21.05.21

FESTIVAL DAS JANELAS ABERTAS

Festival | Música
@Associação António Fragoso

FESTIVAL DAS JANELAS ABERTAS 
A Associação António Fragoso promove 12 concertos disponíveis online através do site www.antoniofragoso.com

Os concertos acontecem sempre no dia 21 de cada mês, pelas 21 horas e garantem um excelente momento cultural e musical. Com uma programação eclética, o Festival das Janelas Abertas revisita compositores extraordinários como Bach, Haendel, Monteverdi, Gershwin, Piazzola, Liszt, Stravinsky, Fauré e António Fragoso, entre outros. 

Programação dos concertos:

CONCERTO UM | 21 de junho 2020
TRIO de António Fragoso
Este concerto é interpretado por um trio (Trio Novo) composto pelo violinista Eliseu Silva, pelo pianista Luís Costa e pelo violoncelista Alexsander Znachonak, todos eles músicos de excelência.
Neste primeiro concerto toca o TRIO Op.2 de António Fragoso que é uma peça de câmara considerado por muitos melómanos como uma das suas masterpieces, Com quatro andamentos esta peça tem cerca de 30 minutos. Vejam, ouçam e deliciem-se.

CONCERTO DOIS |21 de julho 2020
O SOM DAS PALAVRAS
Este concerto é o primeiro multidisciplinar que funde vibrafone, canto e poesia. Tiago Baptista, Joana Alhau e Eliseu Silva são os artistas de Julho. Com a fusão do canto e do som do vibrafone, aparece-nos um concerto que vai contribuir para o aumento do público porque junta o jazz, com o canto de jazz e a bela poesia portuguesa.  Será um concerto que liga os amantes de Jazz e da boa poesia de língua portuguesa.  E rejubilem com este concerto. 

CONCERTO TRÊS | 21 de agosto 2020
O TRIO NOVO interpreta Compositores Novos
Este TRIO NOVO volta agora com dois autores portugueses: Pedro Macedo Camacho, com o seu Trio 1 e F. Freitas com uma suite de câmara. Estes três excelentes artistas deram vida a estas duas peças, tal foi o garbo e a entrega da sua interpretação.

CONCERTO QUATRO | 21 de setembro 2020
EMETERIANS unplugged
 Estes fantásticos músicos e compositores vem apresentar-nos um reggae puro mas em versão unpluged. Considerados uns dos melhores grupos de reggae da Europa, dão-nos uma música vib Bob rante, que nos cativa em cada nota. Têm feito parcerias com os muitos cantores de reggae, entre eles um filho da “lenda” Bob Marley. Com sete discos gravados têm sido nomeados para os prémios Grammy e a carreira está em plena ascensão. 

CONCERTO CINCO | 21 de outubro 2020
FO(U)R  MALLETS
Um agrupamento de Jazz, mas muito bom… Por favor ouçam este agrupamento que se intitula FO(U)R  MALLETS. São excelentes executantes e compositores da sua própria música. Tocando marimbas e vibrafones dão-nos um som algo diferente dos que habitualmente ouvimos. Serão acompanhados por um baterista e um contrabaixo. Esta música é para todos, porque estes jovens músicos não sabem tocar nem compor mal. 

CONCERTO SEIS | 21 de novembro 2020
ORQUESTRA OPUS 21
E voltamos ao Jazz com o concerto da Orquestra OPUS 21, concerto esse que vai às raízes deste tipo de música e apresenta um programa baseado nos mais famosos Swings & Blues.
Já com dez anos de vida, esta Orquestra OPUS 21 tem 18 músicos e é muito eclética, porque tanto toca os referidos swings & blues, como Gershwin, Piazzola, Liszt, Stravinsky e Fauré.  Com 18 músicos de excelência, a OPUS 21 é também uma Orquestra Académica, pois os melhores alunos da Academia de Música António Fragoso de Cantanhede são convidados a tocar com os seus mestres e monitores. Hoje vamos recordar canções dos velhos tempos de New Orleans. 

CONCERTO SETE | 21 de janeiro 2021
RUMOS ENSEMBLE – Tocando Portugal
é uma criação e realização de João Vasco que percorreu todas as províncias de Portugal captando imagens, recolhendo cantos e estórias. A seguir a compositora e violinista Anne Marie Vitorino d’ Almeida fez os fantásticos arranjos das canções populares recolhidas e com o clarinetista Luís Gomes fazem este concerto com as mais famosas raízes de Portugal: a cultura do seu Povo.
A dificuldade deste concerto é vê-lo, porque ouve-se a música e não se consegue tirar os olhos da tela. É um exercício que ao princípio baralha quem está a ver, mas pouco a pouco entramos e passamos a adorar este RUMOS ENSEMLE e o seu Tocando Portugal. 

CONCERTO OITO | 21 de fevereiro 2021
O PIANO DE MANUEL ARAÚJO
Um recital do pianista Manuel Araújo, um dos portugueses mais premiados em concursos internacionais. É Subdiretor Artístico da Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, criador e gestor do Festival de Piano do Sardoal e a sua carreira internacional está em grande expansão. Mesmo que ele não as ouça, não regateiem aplausos. 

CONCERTO NOVE  | 21 de março  2021
CONCERTO CORAL SINFÓNICO
A Orquestra OPUS 21 junta-se ao Coro Misto da Universidade de Coimbra para interpretarem um Hino de Louvor a António Fragoso. A Associação António Fragoso pediu ao compositor e Maestro António Novais que transcrevesse todas as canções que Fragoso compôs. Vai ser uma estreia de que se vai falar. Vai ser um concerto memorável. 

CONCERTO DEZ | 21 de abril 2021
DIABO A SETE – folk music
Sete artistas magníficos exploram um tipo de música que cada vez arrasta mais apreciadores desta música tão genuína. Com um instrumental muito especial, este grupo tem cada vez mais fans, principalmente estrangeiros, sim porque a música folk é universal. 

CONCERTO ONZE | 21 de maio 2021
PRO MUSICA ANTIQUA
Nove músicos de sopro dão-nos a conhecer a belíssima música feita por compositores de eras antigas. Estamos falando do grande Bach, de Haendel, de Monteverdi, de Beethoven, de Barber, etc. Todas as peças tocadas serão explicadas por um musicólogo especialista nestes velhos tempos.  

CONCERTO DOZE | 19 de junho 2021
Este concerto final manter-se-á nos próximos meses como um segredo guardado a sete chaves… mas será um evento musical que não vai esquecer facilmente.

Ver direções

Veja Também