-
Data
09.01.26
O Chipre assumiu a presidência do Conselho da União Europeia (UE) a 1 de janeiro de 2026, por um período de seis meses, elegendo como tema a autonomia da União Europeia.
Chipre exerce pela segunda vez a Presidência rotativa do Conselho, e desta vez faz parte de um trio de Presidências com a Polónia e a Dinamarca.
Sob o lema «Uma União autónoma – aberta para o mundo», Chipre trabalhará no sentido de uma União mais autónoma. «A autonomia é o próximo passo necessário do nosso projeto de integração europeia em evolução.»
Na área da cultura, a Presidência cipriota destacará o papel estratégico da cultura na salvaguarda dos valores da UE. A Presidência também dará prioridade à proteção dos direitos culturais e do património cultural, com especial enfoque no combate ao tráfico ilícito de bens culturais.
Saiba mais no site da Presidência cipriota do Conselho da UE, aqui.
Consulte o Programa, aqui.