Ana Maria Vasconcelos e Silvana Tavano vencem Prémio Oceanos 2025

Saber | Prémios
  • Data

    10.12.25

O anúncio dos vencedores do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa foi realizado, ontem, durante uma cerimónia que teve lugar na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, no Brasil. 

"Longarinas", de Ana Maria Vasconcelos, e "Ressuscitar mamutes", de Silvana Tavano, são os vencedores nas categorias de poesia e prosa do Prémio Oceanos.

Entre os finalistas da edição deste ano, estavam os portugueses Ricardo Gil Soeiro, Rui Cardoso Martins e Teresa Veiga, assim como o angolano José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto.

Os dez livros finalistas de prosa e de poesia foram selecionados entre 3.142 concorrentes de 488 diferentes editoras do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua portuguesa

O prémio Oceanos é realizado por via da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal, com o apoio do Itaú Cultural, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e o apoio institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte: RTP

Sugestões de Agenda