-
Data
01.09.25
Foram divulgados os 50 semifinalistas do Prémio Oceanos 2025 sendo que entre os selecionados destacam-se 12 autores portugueses.
Na prosa, foram distinguidos Aqui onde canto e ardo, de Francisco Mota Saraiva, As melhoras da morte, de Rui Cardoso Martins, Corpo vegetal, de Julieta Monginho, Emídio e Ermelinda, de Sandro William Junqueira, Os dias do ruído, de David Machado, Toda a gente tem um plano, de Bruno Vieira Amaral, e Vermelho delicado, de Teresa Veiga.
Na poesia, os semifinalistas portugueses são Ricardo Gil Soeiro (Lições da Miragem), Sofia Lemos Marques (Ninguém fica rica a trabalhar), Luís A. Fernandes (O que nunca mais recuperamos), Álvaro Seiça (Onda Desobediente) e Dalila Teles Veras (Opções para morrer no espaço).
Até ao final de outubro, os júris escolherão os cinco finalistas em cada categoria, antes da grande decisão que consagrará os vencedores deste prémio, que celebra a diversidade da literatura em língua portuguesa.
O Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa é considerado um dos prêmios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa.
Fonte: DGLAB