Governo nomeia novo Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque

Saber | Outros
  • Data

    02.09.25

Os novos membros do Conselho Diretivo da Côa Parque – Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa, F. P., entram, hoje, em funções com um mandato de cinco anos, conforme despacho da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto assinado a 27 de agosto.

Enquanto responsável no Governo pela área da Cultura, Margarida Balseiro Lopes designou João Paulo Lucas Donas Botto Sousa – até aqui Vogal não executivo e Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa desde 2021 - como novo Presidente do Conselho Diretivo.

Por proposta do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, o novo Vice-presidente é Diamantino Manuel Ínsua Pereira, docente na Universidade do Minho onde se doutorou em Ciências na especialidade de Geologia.

Por proposta do Município de Vila Nova de Foz Côa, onde é vereadora desde 2021, Ana Maria Proença Filipe – especialista na área do património arquitetónico e artístico, assume funções de Vogal não executiva.

A Vogal não executiva Sandra Albertina da Silva Nogueira Vinhais Sarmento, nomeada por proposta do membro do Governo responsável pela área do Ambiente, através do Despacho do Ministro da Cultura n º 618/2023, de 12 de janeiro, mantém-se em funções.

A Côa Parque é uma é uma fundação pública de direito privado, dotada de autonomia financeira, administrativa e patrimonial, regendo-se pelo Decreto-Lei n.º 35/2011, de 8 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 70/2017, de 20 de junho, que aprova os respetivos Estatutos, pela Lei-Quadro das Fundações e demais legislação aplicável.

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda