-
Data
21.10.23
A Fundação de Serralves inaugurou recentemente o edifício poente do Museu de Arte Contemporânea, aumentando em 40% a área expositiva da instituição. A inauguração da Ala Álvaro Siza constitui "um marco na história da instituição, ao mesmo tempo que presta uma homenagem ao seu autor".
Assinado pelo arquiteto premiado com um "Pritzker" (1992), este edifício assinala a relação próxima entre Serralves e o próprio, que dura há mais de três décadas, com a realização de importantes projetos de sua autoria, inaugurados em diferentes momentos: construção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (em 1999), Casa do Cinema Manoel de Oliveira (2019), Casa dos Jardineiros (2021), recuperação da Casa de Serralves (2021), entre muitos outros projetos.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, do presidente da Câmara, acompanhados pela presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e pelo autor do projeto, Álvaro Siza.