-
Data
11.10.23
No seguimento da reunião do júri da 35. ª edição do Prémio Camões, que decorreu no dia 10 de outubro, o ministro da Cultura anunciou que o Prémio Camões 202 3 foi atribuído a João Barrento.
Segundo o júri, João Barrento foi reconhecido pelo júri como autor de uma obra relevante e singular em que avultam o ensaio e a tradução literária. Em particular, as suas traduções de literatura de língua alemã, que vão da idade média à época contemporânea, e em todos os
géneros literários, formam o mais consistente corpo de traduções literárias do nosso património cultural e constituem indubitavelmente um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial. Ensaísta e tradutor de referência, mas também crítico literário, cronista e professor, o ministro da Cultura considera João Barrento um dos pensadores mais acutilantes da arte e da cultura em Portugal.
O Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua par a a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.
Fonte: Gabinete Ministro da Cultura