Cidades e regiões: convite à apresentação de propostas

Saber | Arquitetura
  • Data

    18.07.23

Decorre até ao próximo dia 11 de agosto de 2023 (antes da meia-noite, hora da Europa Central) o prazo para apresentação de candidaturas a figurar no catálogo de 30 boas práticas da União Europeia sobre arquitetura e ambiente construído de elevada qualidade em cidades e regiões, a partir das quais serão posteriormente selecionadas 12 cidades e regiões a visitar no âmbito de um programa de aprendizagem entre pares a realizar em 2024.


A iniciativa encontra-se a ser implementada pela Eurocities e pelo Architects’ Council of Europe, instituições selecionadas para o efeito pela Comissão Europeia, beneficiando do apoio do programa Europa Criativa da União Europeia. Visa promover o intercâmbio entre as cidades, regiões, Estados-Membros e partes interessadas da União Europeia sobre processos e boas práticas no âmbito da arquitetura e ambiente construído de elevada qualidade, de forma a demonstrar que construir e planear para todos melhora a coesão, a atratividade e a sustentabilidade das nossas cidades e regiões.


A organização de um catálogo de 30 boas práticas de toda a União Europeia e de um conjunto de 12 visitas de aprendizagem entre pares a realizar em diversas cidades e regiões europeias permitem gerar reflexão sobre os impactos positivos das boas práticas identificadas e a possibilidade de transferência de um contexto local para outros.


Para completar o catálogo, foi aberta uma chamada de boas práticas inovadoras, que possam ser inspiradoras para outros municípios e regiões e que tenham um impacto real no terreno e junto das comunidades locais. Podem incluir políticas, projetos, eventos, processos de governação ou estruturas organizacionais relacionadas com a arquitetura e o ambiente construído, desenvolvidas e co-financiadas pelas autoridades locais e regionais.


Por exemplo: um modelo de governação do design urbano, uma infraestrutura cultural pública e um plano de revitalização para a zona, um planeamento sensível às questões de género, um espaço público que integre meios de mobilidade mais ecológicos e zonas pedonais, uma unidade de habitação social, a transformação de ilhas de calor urbanas em espaços de arrefecimento, o planeamento e a construção de um sistema "net zero", a reabilitação de edifícios históricos ou a melhoria do seu acesso e utilização com arquitetura contemporânea.


Porque se deve candidatar? 

- Obter visibilidade internacional para a sua cidade/região e figurar num catálogo em linha de boas práticas. 
- Dar à sua cidade/região a oportunidade de acolher uma das visitas de aprendizagem entre pares. 
- Fazer parte de uma grande comunidade de práticas. 


Poderá obter mais informação sobre os temas e os critérios de seleção e obter o formulário de candidatura através da seguinte ligação: EUSurvey - Survey (europa.eu).

Sugestões de Agenda