-
Data
08.10.21
A Cinemateca Portuguesa junta-se ao DocLisboa 2021 para, no âmbito do projeto FILMar, apresentar a estreia das cópias novas digitais de NAZARÉ, PRAIA DE PESCADORES (Leitão de Barros, 1929) e FISHING FOR ATLANTIC HERRINF NEAR AALESUND 1914 (Hans Berger, 1914).
Os dois filmes são "exemplos do mar enquanto motor para uma discussão sobre as relações que o cinema empreende e propõe, no que respeita à representação da história, ao impacto sobre a memória coletiva, e à construção social nele fixada".
A apresentação de NAZARÉ, PRAIA DE PESCADORES será, ainda, a oportunidade para a estreia da obra para piano que a Cinemateca encomendou ao compositor Filipe Raposo, que acompanhará a projeção.
Na sessão, serão ainda apresentados dois filmes a trabalhar no âmbito do FILMar: CASCAES (Amélia Borges Rodrigues, 1937) e TIN SARDINES (atribuído a Leitão de Barros, 1935).
Até 2024, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema irá desenvolver um programa de digitalização e divulgação do cinema português relacionado com o mar, no âmbito do mecanismo financeiro de apoio EEAGrants.
Saber mais: Cinemateca Portuguesa