-
Data
04.10.19
"Afluentes” de Sabela Varela Fernández foi a obra vencedora do V Prémio Literário Nortear que visa distinguir anualmente obras literárias originais de ambos os lados da fronteira do Minho, incentivando a produção literária nos mais jovens, de modo a reforçar o diálogo cultural entre os dois territórios.
O júri da presente edição foi constituído por Carla Amado, responsável do Instituto Camões - Centro Cultural Português em Vigo, Emma Pedreira e Ramón Nicolás, escritores galegos, Carlos Lopes, representante da EDITA-ME, e Ana Araújo, em representação da Direção Regional da Cultura do Norte.
Em relação à obra vencedora foi destacado "em termos formais, a prosa muito elegante, madura e coerente, inclusivamente nos diversos desdobramentos alcançados em diferentes categorias da narrativa, como o tempo, o espaço, as personagens e o narrador", salientou-se, ainda, relativamente ao conteúdo, "a presença do onírico como ponte de ligação entre as protagonistas, quando convergem e divergem numa série de espaços e tempos diferentes".
Esta iniciativa é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER, no âmbito do Programa Interreg V A España - Portugal (POCTEP) 2014- 2020.
Fonte: DRCN