-
Data
26.07.19
No dia 26 de julho é assinado o Protocolo de Colaboração para o desenvolvimento de projetos conjuntos de cariz científico, técnico e formativo no âmbito da salvaguarda do património arqueológico, histórico e natural da Cidade Romana da Balsa, em Tavira.
Este protocolo será celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e o Município de Tavira, contando ainda com a participação do Centro de Ciência Viva de Tavira e dos proprietários locais, na prossecução do projecto plurianual “Balsa, Recuperação e divulgação de uma cidade romana do Sudoeste ibérico. Projeto cultural para a coesão social e sustentabilidade local”.
O projecto visa resgatar a memória e o conhecimento do que resta de uma das cidades históricas mais emblemáticas do Algarve; contribuir para a requalificação e valorização de uma área pelos seus valores culturais e naturais; promover, através do seu estudo e divulgação, o reforço na formação da comunidade em geral e da população escolar em particular, contribuindo para a sua autoestima, coesão social e para o diálogo intergeracional.
A Direção Regional de Cultura do Algarve viabiliza, assim, a concretização da Resolução da Assembleia da República nº 207/2017 de 11 de Agosto, sobre a defesa e a preservação das ruínas da antiga Cidade Romana da Balsa.