-
Data
03.06.19
Na sequência do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI), a Direção-Geral das Artes lançou um convite aos dezanove municípios que o integram, para que apresentem propostas no âmbito do Programa de Apoio em Parceria, com vista a estimular a mobilização das comunidades locais para a valorização e desenvolvimento cultural do Pinhal Interior.
O programa de apoio em parceria constitui uma plataforma de convergência de objetivos e estratégias, através da qual a DGARTES colabora com os municípios para criar condições de desenvolvimento que permitam ultrapassar as assimetrias territoriais e os desequilíbrios sociais e culturais, estimulando a criação de projetos e intercâmbios artísticos pelo território nacional.
As propostas selecionadas serão materializadas em projetos artísticos a implementar por entidades culturais de direito privado, destinatárias efetivas desta linha de financiamento. Os projetos devem ser entregues até 21 de junho de 2019, sendo a sua apreciação e seleção da responsabilidade da DGARTES que, para o efeito, consultará a Direção Regional de Cultura do Centro.
As atividades a desenvolver devem contemplar as seguintes áreas artísticas: artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia, novos media), artes performativas (circo contemporâneo e artes de rua, dança, música e teatro) e cruzamento disciplinar. Devem ainda contribuir para alcançar os objetivos expressos no PRPI, tais como criar fatores de atratividade cultural, promovendo a capacitação dos territórios nas componentes turística e cultural; fomentar as relações de cooperação entre cultura e sociedade civil e revitalizar o tecido associativo, incentivando o desenvolvimento de projetos adequados à escala local e regional.
Este programa de apoio tem um montante financeiro global disponível de 300.000 Euros.
Saber mais: DGARTES
Fonte: DGARTES