-
Data
28.05.19
A Direção Regional de Cultura do Norte acaba de ver aprovados três projetos de cooperação transfronteiriça, no âmbito da 2ª convocatória do Programa de Cooperação INTERREG VA España-Portugal 2019-2021 (POCTEP), consolidando o trabalho conjunto que tem vindo a ser realizado, nos últimos anos, sobretudo com a região da Galiza.
O projeto "Facendo Camino” visa a criação da uma estratégia para a estruturação, proteção e valorização das rotas portuguesas do Caminho de Santiago na Eurorregião Galiza - Norte de Portugal e envolve a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Direção Regional de Cultura do Norte, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal e a Agência de Turismo da Galiza.
Recuperar, conservar e valorizar a música tradicional e popular na Terra de Miranda e na província de Zamora, através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural, são os objetivos do projeto "Termus – Territórios Musicais”. A iniciativa é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, através do Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro), e pelo Museu Etnográfico de Castilla y León.
A DRCN vê também aprovado um novo projeto de cooperação transfronteiriça, o Nortear II. Este projeto consiste em mais um passo na evolução natural da primeira versão do Nortear, dando continuidade à colaboração na promoção e dinamização cultural comum, entre a Galiza e o Norte de Portugal, que tem vindo a ser desenvolvida, através de diferentes projetos, nos últimos anos.
Fonte: DRCN