-
Data
31.05.19
Foi publicada, hoje, em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros nº 85/2019 referente à criação do Portugal Film Commission.
O presente diploma decorre de uma estratégia global de promoção e afirmação de Portugal, sendo que o Governo assumiu como compromisso estratégico instituir os meios e as condições adequadas para colocar o país na rota internacional da criação e produção cinematográfica e audiovisual.
A presente resolução visa assim concretizar a medida SIMPLEX +, que consiste na criação da Portugal Film Commission (PFC), destinada a apoiar e promover o cinema e o audiovisual e a internacionalização de Portugal como destino de filmagens.
A Portugal Film Commission terá como competências: promover sinergias entre as indústrias criativas e o turismo, proporcionando visibilidade ao destino Portugal e à melhoria da experiência turística; afirmar Portugal como um destino internacional de produção de filmagens; promover Portugal enquanto destino preferencial de filmagem, em articulação com as film commissions regionais, a rede diplomática e as associações e empresas do setor, em linha com a nova lei de incentivos para a captação de filmagens e os acordos de coprodução cinematográfica assinados, removendo os obstáculos burocráticos a essa promoção.