ANNA KARINA em retrospetiva na Cinemateca e Indie Lisboa

Saber | Cinema
©Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
  • Data

    26.02.19

De 2 a 11 de maio de 2019 há Retrospetiva Anna Karina na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e no Indie Lisboa.

Anna Karina virá a Lisboa, em maio próximo, para acompanhar a retrospetiva coorganizada pela Cinemateca e pelo festival IndieLisboa, que a elege como um dos Heróis Independentes da sua edição de 2019.

A retrospetiva decorrerá integralmente na Cinemateca e contará com a presença da atriz, que virá apresentar alguns dos seus filmes.

Nascida em Copenhaga em 1940, Hanna Karin Barke Bayer, chegou a Paris aos 17 anos, onde foi batizada Anna Karina por Coco Chanel. Revelar-se-ia uma das mais icónicas atrizes do cinema contemporâneo nos anos 60 franceses, para além de argumentista e realizadora, cantora e escritora, Anna Karina é uma das grandes estrelas do cinema europeu.

A Cinemateca e o IndieLisboa conceberam uma retrospetiva ambiciosa que propõe dar a ver a intensidade variada do seu trabalho: a totalidade dos seus filmes com Godard, Valerio Zurlini, Jacques Rivette, Luchino Visconti, George Cukor, Volker Schlöndorff, Rainer Werner Fassbinder e, entre os títulos mais raros, a primeira longa-metragem que escreveu, realizou e protagonizou em 1973 (Vivre ensemble) e o igualmente inédito em Portugal, Anna, de Pierre Koralnik a partir da música e canções de Serge Gainsbourg. Associado à secção “Director’s Cut” do festival, numa outra ramificação da colaboração entre a Cinemateca e o IndieLisboa, será apresentado o recente documentário de Dennis Berry em que Anna Karina comenta o seu percurso (Anna Karina souviens-toi, 2017).

Fonte: Cinamateca Portuguesa - Museu do Cinema

Sugestões de Agenda