João Salaviza e Renée Nader Messora premiados em Cannes

Saber | Cinema
  • Data

    18.05.18

João Salaviza volta a ser premiado no Festival e Cinema de Cannes depois de, em 2009, ter vencido a Palma de Ouro com a curta-metragem "Arena".

Em competição na secção Un Certain Regard, em 2018, estiveram 18 filmes, que foram avaliados por um painel de jurados presidido por Benicio Del Toro e composto por Annemarie Jacir, Kantemir Balagov, Virginie Ledoyen e Julie Huntsinger. O Prémio Principal do Un Certain Regard foi entregue a "Border", de Ali Abbasi.

Outro premiado português na 71.ª edição do Festival de Cinema de Cannes foi "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, que recebeu o Grand Prix Nespresso, prémio principal da La Semaine de la Critique, competição paralela do Festival.

A edição de 2018 do Festival de Cinema de Cannes contou com nove filmes portugueses ou com coprodução portuguesa na seleção oficial e em programas paralelos.

Além de "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos" e "Diamantino", esteve também em competição a curta-metragem "Amor, Avenidas Novas", de Duarte Coimbra.

"Colo", de Teresa Villaverde, "Verão Danado", de Pedro Cabeleira, e "Terra Franca", de Leonor Teles, foram exibidos no "Acid Trip#2 Portugal", evento paralelo do Festival, organizado com a colaboração da Associação Portuguesa de Realizadores.

"O Grande Circo Místico", do brasileiro Carlos Diegues, e com coprodução portuguesa, foi selecionado para as Exibições Especiais (Special Screenings) do Festival e "O Homem que matou D. Quixote", de Terry Gilliam, também com coprodução portuguesa, foi escolhido pelos organizadores como filme de encerramento.

De destacar, igualmente, a exibição na secção Cannes Classics da obra de Paulo Rocha, "A Ilha dos Amores", numa cópia recentemente restaurada pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, representando o regresso do filme ao Festival, 36 anos depois de ter tido a sua estreia no mesmo.

O 71.º Festival de Cinema de Cannes decorreu entre 8 e 19 de maio de 2018. "Shoplifters", do japonês Hirokazu Koreeda, foi o grande vencedor da Palma de Ouro.

Fonte: ICA

Sugestões de Agenda