A Rede Portuguesa de Museus é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.
Concebida no âmbito de uma Estrutura de Projeto, dependente do Instituto Português de Museus, em 2000, é um instrumento essencial na execução da política museológica nacional e na qualificação dos museus portugueses, uma das missões da Museus e Monumentos de Portugal.
A Rede Portuguesa de Museus tem como objetivos: a valorização e a qualificação da realidade museológica nacional, a cooperação institucional e a articulação entre museus, a descentralização de recursos, o planeamento e a racionalização dos investimentos públicos, decorrentes da aplicação de fundos comunitários, a difusão da informação relativa aos museus, a promoção do rigor e do profissionalismo das práticas museológicas e das técnicas museográficas, o fomento da articulação entre museus e a valorização formativa dos seus profissionais.
O reforço da Rede Portuguesa de Museus e a garantia da oferta de serviços qualificados aos visitantes concorrem para uma crescente importância dos museus enquanto agentes facilitadores da mudança social e catalisadores do desenvolvimento cultural, económico e social do país.