A Igreja de Meinedo, datada dos séculos XIII-XIV, possui características arquitetónicas e decorativas marcadas por uma grande simplicidade, mas de grande valor histórico e artístico. A campanha de escavações arqueológicas, entre 1991 e 1993, permitiu identificar parte de uma capela de um edifício, que poderá datar do período suevo (séculos V-VI).
A Igreja apresenta planta de uma só nave e cabeceira retangular, ambas com cobertura de madeira. O portal principal tem as arquivoltas decoradas com motivos de pérolas.
No interior da Igreja merece destaque a abundante e original ornamentação do arco cruzeiro e da capela-mor, que combina os estilos maneirista e barroco. Neste último, realce para os azulejos e para o teto em caixotões com temas da vida Mariana.
A escultura de Nossa Senhora de Meinedo ou de Nossa Senhora das Neves, em calcário policromado, trata-se de uma obra de estilo gótico.
Sofre várias alterações ao longo dos séculos, mas é no século XX que sofre um restauro por parte da antiga DGEM. Apesar da Igreja Matriz de Meinedo apresentar várias soluções estilísticas, destacam-se os seus retábulos de estilo nacional e rococó.
Fonte: DRCN