Reguengos de Monsaraz | De 02.04.26 a 02.05.26

Arquivo Leisner

Exposições | Fotografia
  • Onde

    Biblioteca Municipal Reguengos de Monsaraz

    Ver direções
  • Preço

    Sob consulta

  • Informações

    PC, IP

A exposição itinerante “Arquivo Leisner” promovida pelo Património Cultural, I.P, organismo que tutela esse importante arquivo científico pertencente ao Instituto Arqueológico Alemão (Delegação de Madrid), encontra-se atualmente no Auditório da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, como parte da exposição “O Casal Leisner – Entre Antas e Arquivos”.
Ambas as exposições surgem a partir do fundo do “Arquivo Leisner”, um acervo que compreende cerca de 49.500 documentos – perto de 19.000 documentos escritos e 30.500 documentos gráficos e fotográficos – reunido pelos arqueólogos alemães, Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), durante as suas pesquisas na Península Ibérica. Trata-se de um trabalho de referência para o estudo do Megalitismo e para a investigação da História da Arqueologia Pré-histórica à escala peninsular.
O Fundo documental encontra-se depositado na Biblioteca de Arqueologia do Património Cultural, I.P. e parte dos documentos, principalmente o acervo epistolar, foi, entre 2013 e 2015, tratado e digitalizado ao abrigo de um projeto que possibilitou a sua disponibilização online ao público.

Sugestões de Agenda