-
Onde
Auditório Orlando Ribeiro
Ver direções -
Preço
Sob consulta
- Informações
Assinalando os 50 anos do 25 de Abril, este colóquio propõe-se refletir criticamente sobre as ligações entre moda, poder e liberdade, convocando olhares interdisciplinares sobre a história do vestuário em Portugal. Através de várias sessões temáticas, pretende-se analisar o papel da moda enquanto espelho e agente das transformações políticas e sociais ocorridas antes e depois da Revolução de 1974.
O encontro procurará compreender de que forma o regime do Estado Novo regulou práticas de vestuário e condicionou expressões de identidade, género e modernidade, e como, após o 25 de Abril, a moda teve “liberdade” para ser campo de experimentação e emancipação. Será igualmente explorada a ideia de "ditadura da moda", no plano simbólico e cultural, refletindo sobre os limites e liberdades que o vestir continua a representar, em contextos diversos — pessoais, sociais, religiosos ou políticos.
O colóquio destaca ainda a relevância da coleção do Museu Nacional do Traje como património atualizado e fonte imprescindível para a história da moda em Portugal. Entre comunicações académicas, partilhas de criadores e projetos de estudantes, “Vestir Abril” afirma-se como espaço de encontro entre investigação, memória e futuro, onde a moda é pensada como linguagem crítica da democracia.
Comissão organizadora:
Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. - Museu Nacional do Traje