Lisboa | De 03.12.25 a 07.12.25

Rito de Transição: Corpo T

Espetáculos | Teatro

Rito de Transição: Corpo T é uma ode às parentalidades e infâncias queer, brincando com a linguagem que se transmite e que transita entre a boca de pessoas adultas e a boca das crianças (e vice-versa). Uma fábula política dedicada aos processos de transição — corporal, hormonal,social e ecológica —, onde se cruzam bichos inventados, com sete asas e zero olhos, florestasferidas por monstros, danças de ovos e casulos e mitologias para corpos em flor que desejam a transformação.

Nestas histórias, o que está por vir é uma cicatriz do que aconteceu há muito tempo. Experimenta-se traduzir essa cicatriz em língua de crianças, criar peles vegetais, esculpir bocas de pedra e, sempre que possível, brincar.

Mas como contar mitos da transição sem se alienar as marcas de todo um conjunto de espécies e vozes que se foram ausentando de um mundo progressivamente monocultural? Como falar do que tem mudado e transitado cada vez mais rápido? E o que dizer de novas "robóticas moles”, ou de nano-interfaces líquidas que têm alterado rapidamente o panorama das ciências e da ecologia, e nem sempre acessíveis em novas metáforas para o entendimento do mundo? Por exemplo, o TestoGel, aplicado no braço de R. a cada noite? Ou a poluição das águas com estrogénio, que tem provocado casos de puberdade precoce?

Um rito compartilhado de transição, que experimenta ser um poema intergeracional e habitar um espaço alquímico entre artes e ciências.

Sugestões de Agenda